A BLÉQUE - Design, consciência e moda caminhando juntos!

image

Uma brincadeira com o sobrenome da nossa diretora criativa: assim nasceu a Bléque, do desejo e empreendedorismo de Renata Negrão em fazer uma moda consciente, trabalhar com matérias-primas sustentáveis, valorizar o feito à mão e disseminar os produtos perenes.

“Acreditamos no design atemporal, que se renova, sem perder a essência, no conforto e na elegância que um sapato proporciona” ressalta a designer e idealizadora da Bléque.“

Após anos de pesquisa e desenvolvimento de calçados, Renata decidiu que era o momento de lançar sua própria label.

Da aspiração por criar produtos que desejava criar produtos que fizessem a diferença e  que ajudassem de alguma forma na construção de um mundo melhor. Como ela também tem uma ONG que promove o resgate e adoção de animais vítimas de maus tratos, a preocupação social é presente no seu cotidiano.

Foi então, em 2017, que lançou sua marca de calçados e bolsas que utilizam matérias-primas renováveis, sustentáveis e de baixo impacto ambiental.

image

As coleções apresentam um conceito slow fashion, seguindo uma moda consciente e legitimamente brasileira.  Nossa principal matéria-prima, o couro de peixes -  como tilápia e pirarucu, é subproduto da indústria alimentícia.

Como isso nos torna uma marca com características sustentáveis?

A pele do pirarucu, por exemplo, era  antes era descartada jogada nos rios da Amazônia após a comercialização da carne, então  e além de virar resíduo, poluíam os rios o meio ambiente.  Foi a partir de Desde 2011  que um trabalho de conscientização começou a ser realizado para educar as é realizado um trabalho de conscientização e educação das comunidades ribeirinhas do alto do rio Solimões, onde a pele passou a ser reaproveitada como uma espécie de couro para confecção de sapatos, roupas, etc e virou fonte de renda para essas pessoas.

O pirarucu, é proveniente de pesca controlada, realizada em período e quantidade limitada e fiscalizada por órgãos ambientais como o Ibama.

image

O uso do couro de peixes ainda é muito pequeno no Brasil, mas trabalhos como o da Bléque nosso dão um novo significado ao que seria descartado.

Matéria- Prima

Mesmo o peixe sendo nossa matéria prima principal, a busca por novas técnicas, novas formas de produzir, de embalar e aprimorar os produtos e processos é constante. Estamos sempre atentos a novas oportunidades que surgem, primando pelo lado consciente da marca.

Para a próxima coleção tecidos com garrafa pet e seda feita a partir do reaproveitamento de casulos impróprios para a indústria serão incorporados às coleções.

image

Nosso maior desafio é educar o consumidor para identificar e valorizar os diferenciais de um produto sustentável, feito à mão, de  por marcas brasileiras e regionais.

Pensando também em como podemos fazer mais pela sociedade na qual estamos inseridos, realizamos uma ação em prol da ONG Samaritan’s Feet do Brasil, onde a cada sapato e bolsa produzidos, uma parte da renda será doada à instituição. Essa doação será em forma de tênis para crianças que vivem em áreas de risco por contaminação do solo.

Em breve mostraremos toda a entrega dos calçados, acompanhem nas nossas redes sociais!

image